sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Sobre Deivid e Vanderlei Luxemburgo


No último jogo, contra o Real Potosí, Deivid foi substituído no segundo tempo. Ouviu da torcida um misto de aplausos e vaias.
Ano passado, quem me acompanha pelo blog e pelo twitter (@mel_mn), sabe que eu o critiquei bastante, principalmente pela quantidade de gols perdidos na temporada. Deivid pouco se destacou no time, e foi muitas vezes alvo da torcida. Mas ganhou meu respeito.
Quarta-feira ele entrou na justiça contra o Flamengo, revindicando cerca de 6 milhões de reais, referente aos direitos de imagem, que não recebe há 19, sim DEZENOVE meses.
Após a notícia, Luxemburgo conversou com ele sobre não escalá-lo para o jogo da Libertadores, e teve como resposta que ele sempre fez sua parte, não seria em uma hora dessas que ele deixaria de fazer.
Analisando toda a passagem do Deivid pelo Flamengo, não encontramos nenhum caso de indisciplina, faltas e nem mesmo atraso aos treinos. Ainda foi elogiado por sua dedicação com o grupo e por não se omitir nas fases difíceis. Tudo isso com a pressão da torcida sobre ele.
Independente de tudo isso, se é ou não bom jogador, se tem ou não disciplina, é um jogador do clube, tem contrato e todo o DIREITO de receber seu salário (ou, no caso, os direitos de imagem).
É um absurdo que um clube de tal importância como o Clube de Regatas do Flamengo tenha tamanho amadorismo e, desculpem, falta de vergonha na cara, a ponto de um jogador ouvir do dirigente "Cobre do Zico, foi ele que te contratou".
É uma vergonha, é constrangedor. Não satisfeito em não pagar, ainda falar algo desse tipo. Vergonha, Flamengo, vergonha!

E como se não bastasse isso, ainda temos uma presidente que fala tanto em ética, em respeito, tanto criticou o Peter Siemsem na negociação do Thiago Neves, porque ele mentiu, não cumpriu com a palavra, etc. etc... Que momentos antes de um jogo importante para "motivar os jogadores" deu a cabeça do técnico, negou horas depois para toda a imprensa, e no dia seguinte, Vanderlei Luxemburgo foi demitido. Não o bastante, nega conversas (evidentes) com Joel Santana, que pediu demissão do Bahia pouco depois do Luxa ser dispensado do Flamengo.
Não sou contra a demissão do Luxemburgo, nem da contratação do Joel, acho que o time está precisando de mudanças, até porque, culpa do Luxa ou não, o momento é turbulento e ele "conseguiu" briga tanto com os jogadores, quanto com a diretoria. Um novo técnico que, o apelido "papai Joel" já diz muito, poderá trazer calma e animo. Mas claro, trocar de técnico não resolve todos os problemas do Flamengo, que precisa mais do que nunca de um pulso firme para "botar ordem na casa", mas isso, pelo visto, será bem difícil de acontecer.

Um abraço, pessoal! 
SRN!