sexta-feira, 22 de outubro de 2010

#Paz nas torcidas!


Como o título já diz, hoje não falarei de jogadores, técnicos nem darei meus pitacos sobre o Mengão. Em partes.
#Paz nas torcidas é uma campanha iniciada pela Andrea Destefani (@AndreaDestefani) no blog Coisas da Vida. Conheci este movimento através do Marcelo Soares (@Sr_Soares, Uma Dose de Ach!) e como neste blog falo sobre futebol, me senti na obrigação de contribuir.
Venho planejando esse post há um ou dois dias, pretendendo não falar de um time em particular, porém uma noticia que li hoje a noite mudou um pouco o rumo do post, e fez com que esse movimento ganhe ainda mais importância: Segundo o site da Veja, as torcidas do Flamengo e do Vasco (sem piadas sobre o nome do Vasco hoje, ok?!) estão planejando pela internet uma briga.
O fato é lamentável. A polícia, pelo que li, terá um trabalho imenso para garantir a segurança de pessoas sérias que vão a um clássico carioca (cuja importância nem preciso falar) para ver um espetáculo, a essência do futebol, a alegria, emoção, e tudo de melhor que nós, fanáticos, seja por qualquer clube, conhecemos muito bem. Assim como garantir que certos arruaceiros e, me desculpem o termo, ignorantes, não acabem com o espetáculo ou pior ainda, suas próprias vidas.
A briga entre torcidas é um assunto sério, e tem de ser tratado de tal forma. Episódios como o da última rodada do campeonato brasileiro do ano passado, no Couto Pereira, não podem se repetir. As formas desses conflitos são várias. Seja dentro do estádio, invasão do campo, ou até mesmo fora do local do jogo, mas ambas estão acompanhadas da insensatez.
No calor do jogo, em que você, torcedor (lembrando o que uma vez meu pai me disse) daria seu braço pela vitória do seu time, há de se lembrar de que do outro lado do estádio há outro torcedor que também daria seu braço pelo time de coração. Alguém tão fanático e tão apaixonado quanto você e que, não importando qual time é melhor agora, ou tem as maiores glórias, sofreria o mesmo, talvez até mais pela derrota do clube do coração. Aí, vemos outro fator: RESPEITO. Há de se respeitar os limites de cada pessoa. Àqueles que aguentam qualquer piada, os que aguentam até certo ponto e os que não admitem. Independente disso, são pessoas que estão ali porque se importam, gostam talvez amem seus times e fariam qualquer coisa para defende-lo, por isso, se cada um souber respeitar os limites dos outros, a situação já melhora uns 80%. Não precisa ficar calado e se mostrar indiferente com a vitória, apenas respeitar. Fazer piadas até certo ponto. Cada um tem o seu limite, cabe ao outro ter o bom senso de entender, até porque, quem nunca zuou e foi zuado por causa de futebol? Há coisa melhor do que isso? Faz parte do futebol o jogo, a emoção e a piada, o torcedor do time que perder também terá de ser tolerante.
Outra coisa que me deixa EXTREMAMENTE ENVERGONHADA, e digo a única coisa que me envergonha referente ao Flamengo é a briga entre as próprias organizadas. A Raça e a Jovem. Juro que não consigo entender... Lutamos por uma mesma causa, dividimos a mesma paixão. Se não há razão, ou melhor, não há "perdão" para brigas entre adversários, o que diremos da nossa própria torcida? Raça, Jovem, lembrem-se que ambas fazem parte da mesma nação!

Um grande abraço a todos! SRN!

Ps.: A todos que quiserem entrar para a campanha, sintam-se convidados! Agradeço. Mais informações sobre a campanha, no blog já citado, Coisas da Vida e no twitter @AndreaDestefani