sábado, 11 de dezembro de 2010

Manias entrevista:

Com o final do Campeonato Brasileiro 2010, resolvi fazer, para o Manias e Notícias, uma série de entrevistas com blogueiros rubro-negros nota 10!
E para começar com chave de ouro, minha primeira entrevista será com Jefferson Freire, rubro negro desde sempre, escreve nos blogs Saudações Rubro Negras e Rio Bola. 
Blogueiro desde setembro de 2008, mora no Rio de Janeiro, é advogado e tem 27 anos.
Twitter: @jeffersonSRN 




1- Como não poderia ser diferente, a primeira pergunta é: Como você se tornou flamenguista?
    Tenho a convicção de que nasci Flamenguista, apesar de meu pai ser tricolor. Mas comecei a acompanhar mesmo o Flamengo como torcedor fanático em 1991 quando meu tio tinha que ver os jogos do Flamengo em minha casa, pois seu pai também era tricolor e não permitia que ele visse jogos do Mengão. Ali comecei a acompanhar mesmo o Flamengo.
 
2- Como muitos dizem, o Brasil é o país do futebol. Concorda com isso? 
    Concordo. O futebol move as pessoas. Aqui no RJ se debate futebol o dia inteiro, todos os dias da semana. Mas o Brasil não é só futebol, é também o país da felicidade, da espontaneidade, das praias e das mulheres bonitas.

3- Já emendando na pergunta anterior, é difícil um brasileiro que não torça por nenhum time, mesmo que seja só “de faixada” a maioria torce, porém, há os mais apaixonados... Você se considera apaixonado por futebol? Se sim, conte-nos como se tornou um. 
    Sou apaixonado pelo Flamengo. A paixão pelo futebol é conseqüência de minha devoção ao Flamengo. O futebol na minha vida gira em torno do Flamengo. Se não tem Flamengo, não há paixão pelo futebol, apenas uma mera simpatia.

4- Muitos torcedores têm as suas superstições em relação aos seus times... Você tem alguma? 
    Eu sempre vou ao jogo do Flamengo com o mesmo Manto. Foi o primeiro Manto que comprei com meu próprio dinheiro. Essa é minha única superstição.

5- Antes de fechar para as reformas, você costumava ir ao Maracanã com que frequência? Conte-nos como foi a primeira vez que foi lá. 
Estava indo praticamente em todos os jogos antes da reforma. Ir ao Maracanã é um prazer difícil de descrever. Já fui várias vezes sozinho. Como estou perto, às vezes cismava do nada e ia para o jogo faltando 30, 40 minutos para começar.
Minha 1ª vez no Maracanã é um capítulo meio decepcionante. Isso porque tive que ver o jogo do Florminense com meu pai. Ainda era pequeno, não podia ir sozinho e meu pai não me levava ao jogo do Flamengo. De bom apenas a conhecida emoção de subir as rampas, os refletores nos olhos enquanto subia a rampa da arquibancada e aquele cenário inesquecível de concreto e a grama verdinha lá embaixo. Mas considero minha primeira vez oficial o jogo entre Flamengo x Independiente da Argentina pela Mercosul de 1999. Se não me engano foi 4 x 0 para o Flamengo, mais de 50 mil torcedores e direito a “Uh é Pitbul” em homenagem ao gol do Romário. Ali me apaixonei pelo Maracanã. 

6-  Torcedores vivem de emoções. Derrotas, vitórias, títulos, decepções... Qual é a sua lembrança mais marcante em relação ao Flamengo?
    São muitas. É até difícil falar uma só. Vou sair um pouco do habitual. Não vou falar de títulos ou de alguma jogada. A melhor lembrança para mim é a festa da torcida, que é uma lembrança eterna, uma vez que se perpetua, pois a cada jogo essa festa é renovada.

7-      Esse foi (está sendo) o primeiro ano da Patrícia Amorim na presidência do Flamengo. Você acompanha a política do clube? Se sim, como avalia a presidente? 
    Acompanho dentro das minhas limitações. Sempre tive um pé atrás com a Patrícia. Primeiro que ela pertencia ao grupo do Edmundo Santos Silva. Segundo porque quando era diretora dos esportes olímpicos não conseguiu patrocínios e quase afundou o basquete. Quando o Areias assumiu, ele conseguiu patrocínio e acertou os salários do time que viria a ser campeão Brasileiro. Essa foi a marca de que o problema estava na gestão. Até agora a gestão dela é decepcionante. De bom mesmo, apenas o seu interesse em resgatar a revelação de bons jogadores e construir o CT. Mas torço para que ela reverta e mostre ser uma excelente presidente.

8-      O dia 6 de dezembro de 2009 (dia em que o Flamengo foi HEXA campeão brasileiro) foi um dos mais marcantes na história do clube. Como foi esse dia para você?
    Foi marcado por muita ansiedade. O dia parecia não passar. O mais engraçado é que na hora de ir ao jogo uma pessoa passou mal e eu fiquei com um ingresso sobrando sem saber pra quem dar. Várias pessoas brigando por um ingresso e eu com um sobrando na mão. Acabei vendendo para uma amiga da minha namorada que mora próximo ao Maracanã.
Para entrar no estádio foi um sufoco. A polícia só estava preocupada em esperar o circo pegar fogo e partir para a violência. Não era tomada nenhuma medida preventiva. Mas valeu muito a pena. O Maracanã lotado, a torcida linda como sempre. Após o jogo e com uma emoção indescritível, fui para um bar em Vila Isabel e depois para o ensaio da Mangueira no Sambódromo. Foi um dia espetacular. A cidade desde cedo vestida em vermelho e preto.
A emoção daquele dia parece bem recente, pois sempre que lembro me emociono e penso: como foi bom aquele dia. Como é bom sentir essa alegria que só o Rubro-Negro sabe o que é.

9-      O maior ídolo da história do Fla, em sua opinião, acredito que não precise ser perguntado, mas atualmente, quem você julga como ídolo do Flamengo?
     Com certeza hoje, o maior ídolo do Flamengo é o Pet. Apesar de estar em má fase, seus feitos pelo Flamengo são inesquecíveis e o amor da torcida por ele parece inabalável.

10-   Você costuma acompanhar os esportes olímpicos do Flamengo?
     Apenas o basquete. Na verdade os demais esportes são pouco divulgados, é até difícil saber os dias de competição. 

11-   Para 2011, quem você gostaria de ver vestindo o manto sagrado? 
    Precisamos renovar o time. Não tenho um time completo em minha cabeça. Apesar de precisarmos de jogadores novos para iniciar um novo ciclo, sonho com jogadores mais experientes: Julio César, Juan e Ronaldinho Gaúcho. Necessitamos de um camisa 10 e nestes momentos não tenho clubismo. O Tiago Neves talvez seja mais fácil contratar. O Alex também. Este último não é novo, mas precisamos mesclar experiência com juventude. Precisamos também de um ataque forte que imponha respeito. Não consigo pensar em um ataque melhor do que o que tivemos no início do ano, por isso, gostaria do retorno do Adriano. Ele é ídolo, vende imagem, camisa e faz gols. Mesmo tendo diversos motivos para ficar com um pé atrás, gostaria de vê-lo novamente no Flamengo, com a disposição de 2009. É isso, algumas possibilidades reais, com alguns sonhos.

12-   Agora, vamos falar um pouquinho sobre o blog... Você não escreve em apenas um, mas o que levou você a começar a escrever sobre o Flamengo e qual a importância dos seus blogs para você?
     Sempre gostei de escrever. O blog foi um estalo. Do nada pensei em fazer um para escrever sobre algo que me dava prazer. O Flamengo foi a 1ª, 2ª, 3ª e todas as opções. Não dava para falar de outro assunto. O Flamengo é uma paixão inenarrável e foi essa paixão o combustível necessário para iniciar o blog. Comecei no Mengão Guerreiro e através dele conheci o pessoal do Maldita Futebol Clube, hoje denominado “Rio Bola” (Impasse Livre) que me chamou para fazer parte da equipe que na época contava com o blog e um programa de rádio sobre os clubes do Rio. Eu era o representante do Flamengo. Neste ano de 2010 chegamos a fazer transmissões dos jogos da Copa do Brasil, Carioca, Libertadores e Brasileiro. No momento estamos negociando nossa volta em outra rádio. Ano passado fui convidado pelo Luís Eduardo para integrar a equipe do Saudações Rubro-Negras. Hoje dedico a maior parte dos meus textos no Saudações Rubro-Negras. É muito bom escrever no blog. Além de ser um prazer, é uma forma de relaxar. É ali que desabafo, apresento minhas ideias e conheço pessoas. Fiz grandes amizades através do blog. Hoje me arrependo de não ter começado antes.

13-   Quem torce por qualquer time que seja, já foi alvo de piadinhas maldosas, você costuma comprar brigas, até mesmo com amigos para “defender” o Flamengo? É muito “malvado” com os torcedores rivais (no sentido de piadas e brincadeiras)?
    Já comprei briga com meu pai por causa do Flamengo. Compro briga com qualquer um. Até admito a pessoa não gostar do Flamengo, mas exijo que respeite. O programa Maldita Futebol Clube é de zoação. É um encarnando o outro e ali a rivalidade é real, tem briga no ar e fora do ar por causa do time. Nada é armado, é tudo real.
Já fiz mais piadas. Hoje, não sei por qual motivo as pessoas não entram numa de fazer piadinhas sobre o Flamengo comigo. Elas conversam numa boa. Alguns ainda fazem piadas, só que são correspondidos. Aceito todas as piadas, mas exijo o devido respeito e que depois aceite a zoação também.

14-   Já foi vítima de violência durante algum jogo, dentro ou fora do estádio de futebol? O que pensa a respeito dessas brigas?
Nunca sofri qualquer agressão dentro ou fora do estádio. Mas já presenciei várias brigas. Sempre tomo as minhas precauções. Chego cedo, não demoro a sair do estádio e sempre que vejo uma briga, me mantenho calmo e tento me afastar de maneira discreta. Às vezes correr é pior do que ficar parado. Sou um incentivador da ida ao estádio. Sempre falo com as pessoas que se tomarem os devidos cuidados não há qualquer problema, principalmente no Maracanã que é um estádio privilegiado em todos os sentidos.
Acho as brigas totalmente desnecessárias. As autoridades tinham que ser mais eficientes, aplicar modelos que já deram certo em outros lugares. Infelizmente parece que há um interesse em afastar o torcedor do estádio e mantê-lo em casa enriquecendo a imprensa esportiva.

15-   O Flamengo tem vários grandes rivais, seja dentro, ou fora do Rio. Qual deles, pra você, é o maior de todos?
     Nosso maior rival continua sendo o vice da gama. Por mais que estejamos há mais de duas décadas mantendo a freguesia deles, por mais que o vice hoje, talvez seja o menor entre os grandes ou o maior entre os pequenos, sem título há 8 anos, um título e uma vitória sobre eles é mais saboroso do que contra os outros.
Fora do Rio, hoje a maior rivalidade acredito que seja contra o Corinthians, devido ao fofomeno. Mas ainda temos o Atlético-MG que é outro freguês que alimenta um ódio mortal por nós.

16-   Conte-nos um pouco do perfil dos seus blogs e dos seus textos. Para que tipo de público escreve, como o divulga, etc...
    O Impasse Livre é um blog bem democrático. São representantes dos 4 clubes do Rio que utilizam o espaço principalmente para provocar os rivais. Ali não há qualquer compromisso com a política da boa vizinhança. A idéia é justamente provocar o debate e a discussão, sempre de maneira sadia, sem ofensas pessoais, apenas mantendo o sabor pela rivalidade. Meus textos buscam exaltar as qualidades do Flamengo com um tom de arrogância mesmo e sacanear os adversários. Neste blog escrevo pensando no torcedor Rubro-Negro e também em como irritar os adversários.
O Saudações Rubro-Negras é um site dedicado exclusivamente ao Flamengo. Escrevo junto com o Luís Eduardo e a equipe conta com outros integrantes: Walcedir, Jorge Paulo, Marcus e Ana Beatriz (a menina prodígio e filha do Luís). Aqui o assunto é mais sério, os textos são sobre assuntos importantes do Flamengo, desde o dia a dia do clube, passando pela análise dos jogos, críticas, elogios e a situação política. É um grande prazer escrever para o Saudações Rubro-Negras. Nos meus textos, além das críticas, desabafos e introdução ao debate sobre determinado assunto, gosto de escrever textos que retratem a grandeza do Flamengo, o orgulho de ser Rubro-Negro. Gosto de colocar minha emoção no texto e ler sobre a emoção dos amigos que freqüentam o site. Neste blog escrevo pensando exclusivamente no torcedor Flamenguista.
Divulgo os blogs através do Twitter e e-mails.  

17-      Já teve alguma surpresa com um de seus blogs? Se sim, como foi:
Já tive algumas boas surpresas, principalmente amizades verdadeiras que foram construídas através dos blogs. A primeira boa surpresa foi o convite que recebi para fazer o programa Maldita Futebol Clube. Fazer um programa esportivo de rádio e a transmissão dos jogos ao vivo do estádio, além de participar das entrevistas coletivas foi uma grande emoção.
Recentemente tive a honra de ser convidado por ocasião do blog para participar do lançamento da pedra fundamental do Museu Flamengo, além de escrever uma carta para a cápsula do tempo. Me senti honrado com o convite e considero uma grata surpresa.
 
Bate bola, jogo rápido:
Flamengo: Paixão, amor, devoção, vida...
Botafogo, Vasco, Fluminense: fregueses invejosos.
Títulos: Todos, mas o tri de 2001 e o Hexa marcaram demais.
Manto sagrado: Motivo de orgulho. Uma verdadeira bastilha inexpugnável.
Um lugar: Maracanã
Maracanã: Inexplicável, mágico.
Engenhão: Quebra galho de mau gosto.
Rio de Janeiro: Sol, praia, mulheres ... Sensacional. Temos alguns problemas com a segurança, mas os benefícios são infinitamente compensadores.
Pontos corridos ou mata-mata? Mata-mata
Um campeonato: Mundial
A Nação: Simplesmente a maior e melhor. Emocionante sempre.
Amor: Deus, Família, amigos e Flamengo.
São Judas Tadeu: Não sou católico, mas este ano ele teve trabalho.
Zico: Rei. Sua imagem se confunde com o próprio Flamengo.
Um vicio: Escrever.
Um defeito: Ansiedade, impaciência... dentre outros.
Uma virtude: Honestidade.
Uma musica (não necessariamente relacionada ao Flamengo): Não seria justo dizer uma só: Todas dos Beatles, todas do Chico Buarque...
Uma frase (não necessariamente relacionada ao Flamengo): Eu teria um desgosto profundo se faltasse o Flamengo no mundo. (até tentei escrever outra, mas esta frase é minha preferida).

Gente, eu amei fazer essa entrevista com esse grande rubro-negro que é o Jefferson! Espero que vocês também tenham gostado! Aguardo cometários, críticas e sugestões para as próximas entrevistas! ;)                                                                                                                                                                                                                                                                                  Grande abraço! SRN!!