O Flamengo deu um grande susto em mim e provavelmente em toda a torcida no primeiro tempo. O Fla jogou a primeira parte de um jeito que parecia que a defesa do Duque de Caxias era boa e forte. Não era. A torcida ficou impaciente, eu também, é claro. No segundo tempo melhoramos bastante e correndo mais pudemos empatar e logo virar. Com um gol de vantagem, pareceu que o Mengo já tinha a vitória garantida. Voltou a dar aqueles toquinhos na bola e a cometer erros (um que acabou em expulsão) significativos. Depois que o Duque de Caxias fez 2 a 2 voltamos a correr e buscar o gol. Conseguimos deixar o placar em 3 a 2 e começar o ano ganhando.

"Estava muito calor, sei que era para os dois, mas tivemos apenas nove dias de pré-temporada. Não é o ideal. O importante é que o Flamengo soube jogar com essas dificuldades. O início é difícil mesmo. Até pegar o embalo, precisaremos da paciência da nossa torcida", lembrou o comandante do Flamengo.
Ficha técnica:
FLAMENGO 3 x 2 DUQUE DE CAXIAS
Flamengo:
Bruno; Everton Silva, Álvaro, David e Léo Medeiros (Bruno Mezenga); Toró, Wilians (Fernando), Kleberson e Fierro; Erick Flores (Vinicius Pacheco) e Obina. Técnico: Andrade.
Duque de Caxias:
Getúlio Vargas (Jaime), Marquinhos, Alê e Tinoco; Maurinho (John), Gleidson, Léo Oliveira (Silva), Leandro Teixeira e Juninho; Geovanni e Marcelo. Técnico: Álvaro Miranda.
Gols: Maurinho, aos 15 minutos do primeiro tempo; Kleberson aos cinco, e Fierro, aos oito minutos, John, aos 34, e Fernando, aos 39 minutos da segunda etapa.
Cartões amarelos: Alê, Juninho (DDC); Toró, Everton Silva (FLA) . Cartão vermelho: Álvaro (FLA).
Público: 16.067 pagantes
Renda: R$ 351.718,00
Estádio: Maracanã. Data: 17/01/2010.
Árbitro: Pericles Bassols (RJ). Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Eduardo De Souza Couto (RJ).